192017dez

Dor de ouvido? Confira o artigo do Dr. Carlos Eduardo Coelho Barbalho.

14549942_353304988344251_2897509921429913600_n

A dor de ouvido é considerada por muitos, um dos piores tipos de dor. Apesar de ser mais comum em crianças, também pode ocorrer em adultos por diversas causas, sendo ela periódica ou constante.

As causas de dor de ouvido podem ser no próprio aparelho auditivo ou em áreas próximas. Razões comuns em crianças e adultos são as otites externas, causadas por banho de imersão (por exemplo, banhos de piscina) ou por manipulação no ouvido (coceiras). Em crianças, as otites médias são bem comuns, são infecções numa região mais interna do ouvido, depois do tímpano, que geralmente são acompanhadas de quadros de sinusites ou resfriados. No bebê, que ainda não fala, podemos suspeitar de dor no ouvido quando ele fica levando a mão ao ouvido ou quando fica irritado, muito choroso.

 Quando a causa é fora do ouvido, uma das principais regiões responsáveis é a ATM (articulação têmporo-mandibular), mas a causa também pode ser faringite, dor de cabeça ou no pescoço, dor dentária e etc.

É importante ressaltar que se uma pessoa apresenta quadro de resfriado ou sinusite e irá viajar de avião, é bem provável que apresente dor no ouvido na subida e, principalmente na descida. Porém, existem formas de prevenir esse desconforto.

A melhor maneira de saber os motivos e o tratamento adequado para a sua dor de ouvido é marcar uma consulta com seu médico otorrino. Siga todas as orientações médicas, realize o tratamento corretamente e, muito importante, não se automedique. Para encontrar profissionais dedicados à sua saúde com competência para tratar você, procure a OTOS Clínica de Otorrino.

Dr. Carlos Eduardo Coelho Barbalho – CRM 10.308




Deixar uma resposta